A preservação da integridade física, da saúde e segurança dos trabalhadores vem se mostrando uma preocupação constante nas empresas. Ao estabelecer suas estratégias, muitas implementam um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO), estrutura organizada que permite as empresas identificar, controlar e reduzir os riscos à saúde e segurança do colaborador, bem como os acidentes, além de auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.
A OHSAS 18001, sigla para Occupational Health and Safety Assessments Series, é uma norma que define requisitos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, com especificação de auditoria internacionalmente reconhecida. A norma pode ser adotada por qualquer organização que deseja estabelecer procedimentos formais para redução dos riscos associados com saúde e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, clientes e o público em geral.
Além de melhorar a imagem institucional perante sociedade e colaboradores, os benefícios da norma são tangíveis, pois promove a redução de acidentes por meio da sistematização de todas as atividades relevantes de saúde e segurança ocupacional.
A norma ainda oferece seguridade legal, devido à aderência a todos os requisitos estatutários aplicáveis; propõe o envolvimento dos colaboradores nos processos de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), gerando o aumento da identificação e motivação dos mesmos no ambiente de trabalho, estabelece maior controle dos riscos com acidentes ambientais e aumenta a competitividade da empresa.
Com a OHSAS é possível construir uma gestão sólida e ativa de saúde ocupacional e segurança, documentar as atividades da empresa e torná-las mensuráveis visando um processo de melhoria contínua na área.
Fonte: Porta Saúde Ocupacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário