BEM VINDO AO BLOG ERGONCARE:

A ERGONCARE é uma empresa especializada em ergonomia e consultoria em saúde do trabalho.

A equipe é formada por profissionais qualificados em prestação de serviços em saúde do trabalho. Através da multidisciplinaridade, solucionamos os problemas ergonômicos para atinjir um alto nível de desempenho do trabalhador, com segurança e saúde, cumprindo a legislação vigente e assegurando o crescimento sadio das organizações.

Baseado neste conceito a ERGONCARE atua, não apenas como assessoria aos seus clientes, mas como parceira no desenvolvimento contínuo de melhorias empresariais em postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas.



http://ergoncare.com.br/

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ansiedade como doença: Índice de executivos que apresentam ansiedade cresce

Ao avaliar 15 mil executivos, uma pesquisa da operadora de saúde Omint mapeou como anda a saúde desses profissionais.

O dado mais alarmante da pesquisa também está relacionado ao estresse e vem crescendo bastante entre os executivos: a ansiedade, na 6ª posição da lista. Se, em 2009, 14% dos executivos avaliados apresentavam sintomas da doença, em 2011, esse percentual chega a 18,20%.

O sentimento de ansiedade é comum, diz Soares, mas se começa a prejudicar as tarefas do dia a dia passa a ser classificado como doença. "O limite é quando a ansiedade começa a interferir nas atividades profissionais ou pessoais", diz o médico.

ENTENDA E EVITE A ANSIEDADE:

 Demonstramos ansiedade ao ficarmos tensos ou apreensivos diante de uma situação ameaçadora, seja ela real ou imaginária. E o que pode ser ameaçador para mim, nem sempre o é para você. Portanto, a ansiedade varia muito de pessoa a pessoa, inclusive no que diz respeito às sensações desagradáveis que ela traz, tais como aumento da transpiração, da pressão, da respiração e dos batimentos cardíacos, um aperto no peito e aquela sensação de vazio no estômago. Assim é que existem várias tipos de ansiedade, de acordo com seus sintomas e fatores desencadeantes, que variam desde o que é considerado normal ao que foge do controle da pessoa.

Conversando com seu médico
Quando os sintomas de ansiedade ultrapassam os limites, levando a impedimentos em suas atividades sociais, profissionais e pessoais, é importante procurar ajuda médica. Nestes casos, é bom saber que existem certos transtornos ou distúrbios que podem nos levar a essas incômodas situações de ansiedade. Seu médico poderá contar-lhe sobre os principais tipos de transtornos de ansiedade, como a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo, as fobias, e a ansiedade desencadeada após algum trauma psicológico.
Falando um pouco mais do que os médicos chamam de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), pode-se dizer que é um estado onde há sempre uma ansiedade elevada frente a diversas situações, mesmo sabendo que tal ansiedade é claramente desproporcional àquela situação. É um problema crônico que pode provocar inquietação, irritabilidade, cansaço, tensões musculares, alterações do sono e outras alterações que seu médico poderá relacionar ou não a este tipo de distúrbio.
Se você ou algum familiar receber o diagnóstico de ansiedade generalizada de seu médico, saiba que existe tratamento medicamentoso e psicoterápico capaz de proporcionar melhoras.

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
É a que apresenta os melhores resultados. Seu objetivo é ensinar a pessoa a lidar com os sintomas físicos e a se comportar de maneira diferente diante das situações geradoras de ansiedade. Por meio do reconhecimento dos sintomas, aprende-se formas de autocontrole. É importante enfatizar que, quanto mais se enfrenta os medos, mais rapidamente eles são vencidos. Quanto mais se evita, mais eles persistem.

Exercícios físicos e ansiedade
Os benefícios dos exercícios físicos também se estendem a efeitos psicológicos positivos. Sabe-se que a redução da aptidão física geral também está associada a transtornos psiquiátricos, como ansiedade, depressão e alguns estados negativos do humor. A relação entre os efeitos benéficos dos exercícios e os transtornos do humor é apontada em diversos estudos sobre os benefícios psicológicos da prática regular de atividades físicas.

Os melhores alimentos para a ansiedade
Alguns dos vilões da ansiedade, que devem ser evitados a todo custo, muitas vezes são os preferidos dos ansiosos: chocolate, café e açúcar. Muitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, mas, na verdade, apenas alivia momentaneamente a sensação de ansiedade. Depois que passa a sensação de "relaxamento", a ansiedade pode voltar com mais intensidade. Todavia, existem alimentos com o poder de ajudar no controle dessa sensação ruim de ansiedade, como aqueles que são ricos em triptofano, substância responsável por uma sensação de bem-estar. Exemplos são leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário